25/03 - “Noites Clássicas”

Local: Sala Palma de Ouro


Salto receberá as “Noites Clássicas”, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp no dia 25 (quarta-feira), às 20 horas, e do Exército no dia 27 de março (sexta-feira), às 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria da Sala Palma de Ouro.

Sob a regência do maestro convidado Carlos Fiorini, os músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp irão interpretar duas obras do período romântico, “La mort de Cléopâtre”, de H. Berlioz, com a participação da mezzo soprano Poliana Alves e a “Sinfonia n. 9”, em dó maior, D. 944, de F. Schubert, consideradas emblemáticas da literatura orquestral.

Além de Salto, outros municípios irão receber a Sinfônica da Unicamp. A ideia, segundo a regente titular Cinthia Alireti, é expandir os territórios e levar a Sinfônica para outros públicos com repertório diversificado, solistas e maestros convidados. Neste concerto, a batuta está com Carlos Fiorini, docente da Unicamp, onde é professor de regência desde 1997, e atualmente exerce o cargo de Coordenador de Graduação em Música.

Fiorini criou, em 1996, a Camerata Anima Antiqua, grupo dedicado à interpretação da música renascentista, do qual ainda é seu diretor artístico. Por dez anos foi diretor artístico do Coral Campinas.

Já a Orquestra Sinfônica do Exército traz no programa do concerto composições de James Barnes (“Symphonic Overture”); Phillip Sparke (“Oriente Express”); Krank van Baelen (“The Legend of Alibaba”); John Mackey (“Undertown”); Robert W. Smith (“Ireland: Of Legend & Lore”); Alfred Reed (“El Camino Real”) e Leonard Bernstein (“West Side Story”).

Criada em 2002 e pertencente a área do Comando Militar do Sudeste, é administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e tem como objetivo, fundamentalmente, fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira.

Tendo como diretor artístico e regente titular o maestro Benito Juarez, a Banda já recebeu diversos prêmios. Entre eles, o “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial Cultural”, ambos concedidos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Agenda

Sala Palma de Ouro
Rua Prudente de Moraes, 580 – Centro – Salto

- Dia 25 de março, quarta-feira, às 20h – Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, regência do maestro convidado Carlos Fiorini.

- Dia 27 de março, sexta-feira, às 20h – Concerto da Orquestra Sinfônica do Exército, regência do maestro Eduardo Pereira.

Entrada Franca – Distribuição de ingressos uma hora antes dos concertos, na bilheteria da Sala Palma de Ouro.