03/04 - Encenação da Paixão de Cristo

Local: Pavilhão das Artes – Praça


A 21ª edição do espetáculo “Paixão de Cristo”, realizado pela Prefeitura de Salto ocorrerá na sexta-feira, dia 3, às 20h30, e no domingo, dia 5 de abril, às 19h30, no Pavilhão das Artes – Praça Archimedes Lammoglia. Diferente dos anos anteriores, quando o espetáculo ocorria nos finais de semana que antecediam a Páscoa, neste ano a apresentação ocorrerá no feriado da Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Marcos Pardim, os motivos são de ordem administrativa e orçamentária. “Uma vez que por dois anos tivemos o projeto rejeitado pelo Ministério da Cultura com alegação do parecer dos técnicos analista indicando que o espetáculo acontecesse na Semana Santa por questões históricas e teológicas. Para o próximo ano já inscrevemos a ‘Paixão de Cristo’ no Ministério da Cultura e no Ministério do Turismo para obtenção de recursos”, adianta.

A alteração das datas para este ano permitirá comprovar a realização do espetáculo, dentro das exigências do Ministério da Cultura. “Essa alteração foi realizada dialogando com os padres da Igreja Católica, definindo as datas de maneira consensual”, explica.

O espetáculo

Os diretores Marcos Stefano, Chicó Ferreira e Renato Bispo destacam que o foco do espetáculo será o companheirismo dos apóstolos com Jesus Cristo. “Na edição deste ano, os apóstolos terão mais cenas e falas, também incluiremos novas cenas que em breve divulgaremos”, adianta Bispo, que destaca que o espetáculo contará com 26 cenas e terá também a inclusão da cena do lava pés, da multiplicação dos pães e a cena em que Jesus é batizado por João Batista.

O elenco principal é formado por Enio Scalet (Jesus), Solange Ferreira (Maria), Elis Braz (Maria Madalena), Eloisa Helena Dario (Verônica), Rosa Maria (Maria de Cleófas), Rafael Medeiros (João), Paulo Coelho (Pedro), André Almeida (Judas), Sérgio Rodrigues (João Batista), Hélio Rodrigues (Pilatos), Ananda Leão (Lívia), Eder Perucchi (Centurião), Orion Lalli (Demônio), Lyandra Fernandes (Anjo), Lua Alves (Anjo), Eduardo Valente (Caifás) e Johnny Pedro (Anás).

Já a participação dos grupos contará com a presença de Paulo Matulevicius, Stúdio de Dança Viviane Guerreiro, Escola Girassol, Blow Up, Construção 7 e Conservatório Municipal. A abertura da Paixão de Cristo contará com a participação das bandas saltenses “Kerigma” e “WeeCrazy band”.

Estrutura

Como nos anos anteriores, o local contará com a instalação de quatro módulos de arquibancadas que irão comportar um público de 1.637 pessoas que somadas ao número 1400 pessoas nas arquibancadas fixas totalizam 3.037 pessoas sentadas. Na praça também será instalado o camarote para abrigar até 160 pessoas e será utilizado pelas autoridades e convidados.

Serão instalados dois telões de LED com transmissão simultânea. “O palco e a estrutura tem projeto assinado por um engenheiro para dar conta de atender todos os itens de segurança pública exigidos por lei, inclusive os serviços de Bombeiros e Brigadistas”, explica o Secretário Marcos.

Além disso, o público poderá desfrutar do serviço oferecido pela praça de alimentação que contará com três barracas de entidades e cinco de ambulantes cadastrados.